História

A Organização Não-Governamental Divinas Axilas foi criada em 2008 pelos fundadores do bloco de carnaval Suvaco do Cristo, que há 29 anos desfila no bairro do Jardim Botânico e é um dos responsáveis pelo resgate do carnaval de rua no Rio de Janeiro.

O renascimento do carnaval de rua no Rio de Janeiro ocorrido nos últimos anos de maneira vigorosa, tem gerado uma série de desdobramentos de fundo cultural, social e econômico.

Além do resgate e preservação dos componentes culturais formadores da identidade do Rio de Janeiro, a festa produziu fruto da grande participação de foliões e visitantes, um aumento do consumo de um mercado característico do carnaval.

Movimenta a economia não só a atividade econômica do turismo, como também a geração de emprego na própria cidade (das mais diversas qualificações), recrutada por uma indústria que confecciona vestuário e adereços e um comércio que oferece estes produtos à população.

O Suvaco do Cristo foi um dos blocos que mais cresceu na zona Sul do Rio de Janeiro. Nestes vinte e nove anos de desfile foram criados fortes vínculos do bloco do Jardim Botânico com a comunidade do morro Dona Marta em Botafogo, da onde provém a maioria dos integrantes da sua bateria e suas baianas. Portanto, era um caminho natural que integrantes do bloco pensassem numa ação social em parceria com esta comunidade tão próxima. Também, obviamente esta ação deveria estar embasada no principal componente desta aproximação que foi o carnaval e o bloco Suvaco do Cristo.

Para tanto foi criada uma organização não governamental intitulada “Divinas Axilas” que coordenará a apresentações de projetos de cunho social que tenham como objetivo a capacitação e formação de mão de obra e que sejam capazes de geração de renda baseada em atividades que tenham como fim o carnaval. Ao mesmo tempo, estas atividades preservam a cultura popular representada na sua festa mais expressiva que é o carnaval.

Em resumo nosso objetivo maior é a inclusão social e a preservação da cultura popular. Para isso as Divinas Axilas desenvolvem atividades de capacitação de mão de obra, geração de renda e estimulo à valorização da cultura popular do Rio de Janeiro.

RUA MARIA ANGELICA FUNDADORES

SUVACO DO CRISTO 1986 RUA MARIA ANGELICA 

Ateliê

ATELIÊ DIVINAS AXILAS